‘A PF, hoje, toda ela, está a serviço da sua causa’, diz Flávio Dino a Lula

 

Ao discursar ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, durante a cerimônia de encerramento dos cursos de formação profissional da Polícia Federal (PF), o ministro da Justiça, Flávio Dino, condenou a atuação da corporação em governos passados.

De acordo com ele, agora a PF está a serviço das “causas” do petista, do Brasil.

“Essa Polícia Federal, hoje, toda ela, está a serviço de uma única causa, que é a sua causa, a causa do Brasil. Nós abolimos tentações satânicas de espetacularizações, de abusos, de forças-tarefas ilegais. Tudo isso ficou no passado. Hoje, nós temos uma polícia dedicada a servir a população”, disse Dino.

Também estiveram presentes na cerimônia, a primeira-dama, Janja, os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e José Múcio (Defesa) e o comandante do Exército, general Tomás Ribeiro.

Nesta terça-feira (5), além dessa fala, o ministro também endossou um posicionamento de Lula sobre o fim do voto aberto dos magistrados do Supremo, impossibilitando o acesso ao posicionamento individual de cada ministro sobre os seus votos.

Como mostramos, professores de direito, advogados constitucionalistas e discentes consultados pelo Conexão Política argumentam que a proposta é uma violação direta da Constituição.

Entre outras coisas, conforme o jurista Victor Lucchesi, o sigilo fere o princípio da publicidade — um dos pilares fundamentais da democracia. O posicionamento do chefe do Executivo federal, diz ele, é uma combinação de ignorância e autoritarismo.

Mesmo enfrentando críticas, Dino deu sinal positivo para eventual tratativa do tema, sustentando que “em algum momento esse debate vai se colocar”.

Deu no Conexão Política

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades