O pau tá quebrando entre os urubus da esquerda no RN. Após várias semanas de negociações, Lula nomeou o novo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio Grande do Norte (Iphan). Será José Clewton do Nascimento, professor da UFRN e militante do PT. A nomeação do novo superintendente foi publicada na última sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.
A escolha do professor da UFRN frustrou o PV, que esperava assumir o cargo. De acordo com dirigentes do partido, havia um acordo com o PT do presidente Lula para que o novo superintendente do Iphan fosse o ambientalista Rivaldo Fernandes, professor de Geografia e servidor público do Governo do Estado.
O PV compõe a federação Brasil da Esperança, que tem ainda PT e PCdoB. Na Assembleia Legislativa potiguar, o partido tem três deputados estaduais: Eudiane Macedo, George Soares e Hermano Morais. A bancada tem tamanho igual à do PT, que tem os deputados Divaneide Basílio, Francisco do PT e Isolda Dantas.
Segundo o presidente do PV em Natal, Maurício Gurgel, a prova de que havia um acordo para Rivaldo Fernandes ser dirigente do Iphan foi a publicação de um ato assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) cedendo o servidor. O ato foi publicado no dia 13 de maio.
“Foi uma situação chata, pois desde fevereiro o nome de Rivaldo já estava na mesa de discussão. O PT estava ciente da indicação dele e tudo estava acertado. Inclusive, Rivaldo teve sua cessão autorizada por Fátima Bezerra, uma vez que ele é funcionário público, para assumir o cargo. Ele já havia ido a Brasília para participar de treinamentos do Iphan”, afirmou Maurício, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte.
Maurício Gurgel enfatiza, ainda, que o PV tem sido o responsável por indicar superintendentes do Iphan em todo o País. “Nada mais justo do que o Partido Verde no estado, indicar um órgão que já é comandado pelo próprio partido a nível nacional. E de última hora ocorreu essa mudança. Somos federados ao PT, mostramos muita lealdade a governadora Fátima Bezerra na última eleição e o mínimo que a gente esperava era a indicação para o Iphan”, pontuou.
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29), o deputado estadual Hermano Morais prestou solidariedade a Rivaldo Fernandes.
“Quero reconhecer apenas e enfatizar que havia um acordo nacional entre os partidos federados para que o PV pudesse, em cada estado, oferecer essa contribuição ao Governo Federal, o que acabou não acontecendo no Rio Grande do Norte. A minha solidariedade ao professor Rivaldo Fernandes, que, se nomeado, prestaria um bom serviço ao Iphan”, declarou Hermano.
Com informações da Tribuna do Norte