Gerida por um integrante do PT, o prefeito Odon Jr, a Prefeitura de Currais Novos se uniu a várias prefeituras potiguares na mobilização nacional desta quarta-feira (30) sobre os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do desequilíbrio financeiro enfrentado pelos municípios.
Os municípios criticam duramente a queda nos valores repassados pelo Governo Lula, que deixaram as Prefeituras em condição financeira “delicadíssima”.
No caso de Currais Novos, de forma simbólica, o Palácio “Raul Macedo”, sede da Prefeitura, esteve com suas portas fechadas nesta quarta-feira (30), como ato em apoio a essa causa. Nestes primeiros oito meses do ano, a média de arrecadação do FPM teve um crescimento de pouco mais de 1% comparado com o ano anterior.
Porém, alguns grandes reajustes aconteceram como o piso dos professores que foi para 14,95%, do salário mínimo de 7%, todos os insumos da saúde e de consumo em geral tiveram uma variação maior, como combustível, medicamentos e alimentos. Com esse cenário atual, diversas prefeituras estão tendo despesas mais altas que as receitas.
CRITICA NO INSTAGRAM
No post da Prefeitura de Currais Novos sobre a manifestação, muito seguidor criticou a postura e ironizou o protesto, fazendo referência, inclusive, a uma fala recente de Lula, retirada de contexto, onde ele diz que “em setembro vai entrar o grosso”, falando sobre o Desenrola, programa de pagamento de dívidas de pessoas físicas.
Deu no Portal da 96