Senado recebe governadores para discutir reforma tributária; Fátima não esteve presente

 

O Plenário do Senado discute, nesta terça-feira (29), desde as 10h, a reforma tributária (PEC 45/2019) com  governadores. Todos os 27 executivos estaduais foram convidados, com participação do próprio governador ou do vice. Até a tarde desta segunda (28), 16 estados confirmaram presença e outros três informaram que não participarão. A petista Fátima Bezerra, por sua vez, não esteve presente.

A assessoria do Governo do Estado alegou que a reunião não estava na agenda da governadora desta terça-feira, mas que outra pessoa poderia representá-la.

A PEC 45/2019 propõe a extinção de cinco impostos, entre eles o ICMS (estadual) e o ISS (municipal), e a criação de um tributo único, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A repartição do IBS entre estados e municípios seria feita a partir de um órgão criado especificamente para isso. Governadores e prefeitos temem perder autonomia sobre a própria receita com esse novo desenho.

A iniciativa da sessão foi do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, que considera “prioridade” ouvir os entes da federação sobre a simplificação tributária proposta pela reforma. Além dos governadores, o Senado também deve fazer uma sessão de debates com representantes dos prefeitos.

Os governadores e vices poderão usar a tribuna e falarão em ordem alfabética dos nomes dos estados, divididos em blocos de até seis discursos. Os senadores terão a palavra entre os blocos.

O Senado vai promover uma série de debates sobre a reforma tributária antes da votação do texto, que está prevista para o início de outubro. As Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE) fizeram suas primeiras audiências públicas sobre o tema na semana passada.

Até a tarde desta segunda-feira, ainda não haviam confirmado presença os governos estaduais de Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo. Os governadores de Maranhão, Minas Gerais e Pará já informaram que não devem participar.

Com informações de Agência Senado

Deixe um comentário