As oito famílias que tiveram suas residências interditadas devido ao desabamento em Neópolis devem receber o benefício de R$ 600 do aluguel social, de acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Ainda segundo a pasta, todas as famílias se abrigaram esta noite na casa de familiares. O desabamento aconteceu por volta das 6h30 desta segunda-feira (21) em Neópolis, Zona Sul de Natal.
O valor será disponibilizado por seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. O total de um ano de benefício. A secretaria também atualizou o número de afetados: 20 pessoas. Não houve feridos.
Para solicitar, é necessário residir em Natal há dois anos, além de apresentar documentos como: comprovante de residência, RG, CPF, laudo de interdição e folha resumo do NIS, caso a família tenha Cadastro Único. Se não houver, a secretaria deve dispor do recurso mesmo assim. Também é necessário ter conta no Banco do Brasil, que pode ser aberta também pela equipe da Semtas.
A área onde houve desabamento parcial de casas em Neópolis, bairro da zona Sul de Natal, já era considerada como de risco pela Defesa Civil Municipal. Segundo a coordenadora do órgão, Fernanda Jucá, as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foram avisadas do perigo entre os meses de abril e junho do ano passado.
O muro da lagoa desabou e levou junto parte das casas. De acordo com a diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas do Município, a suspeita é de que o muro, construído na encosta para conter o aterro da lagoa, estava sobrecarregado pelas construções somadas a duas árvores de grande porte.
Informações da TN