Pré-candidato a prefeito de Natal pelo partido União Brasil, o deputado federal Paulinho Freire cobrou celeridade do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) na escolha do nome que ele escolherá para receber seu apoio e sucedê-lo à frente do Palácio Felipe Camarão.
Na avaliação do parlamentar, que cobiça o apoio do prefeito de Natal à sua pré-candidatura, deixar a discussão política para janeiro do próximo ano – como deseja Álvaro – reforçaria uma espécie de desigualdade no pleito, já que nomes como o de Carlos Eduardo Alves (PSD) e o de Natália Bonavides (PT) estão se “consolidando” à medida que o tempo passa.
“Nós que somos candidatos a gente não pode esperar até janeiro, a gente precisa fazer uma articulação e esperar que realmente ele venha nos apoiar”, disse Paulinho nesta segunda-feira 14, em entrevista ao Falei Podcast, apresentado no Youtube pela jornalista Thaisa Galvão.
“Se a gente já decidisse uma candidatura seria muito bom, porque existe uma questão aí dos nomes se consolidando – o nome de Carlos Eduardo, o de Natália – e a gente sabe que o nome apoiado por Álvaro ele tende a crescer, teria um peso muito grande. Caso venha a ser o meu nome, ou o de Rafael [Motta], seja quem for, ele já estaria aparecendo bem melhor numa pesquisa, mas a gente respeita o tempo do prefeito”, defende o deputado.
Paulinho destacou que atualmente conta com o apoio de 18 dos 29 vereadores na Câmara de Natal, mas admite que poderá perder alguns, caso o prefeito Álvaro Dias escolha outro nome para apoiar que não o seu. O deputado é consciente de que vários desses vereadores que hoje defendem sua pré-candidatura também integram a base do gestor na casa legislativa.
Para além do apoio de vereadores, o parlamentar também tem conversado com nomes como o pré-candidato a prefeito Bruno Giovanni (sem partido) e o senador Styvenson Valentim (Podemos), em busca de apoio para o pleito eleitoral de 2024.
“Nós estamos buscando um grupo para sair do extremismo; nós somos de centro”, acrescentou o deputado. Ele espera que até março de 2024 sua pré-candidatura a prefeito de Natal possa estar mais “consistente” para que ele possa entrar na disputa “para ganhar”.
“Eu gostaria muito de ter o apoio dele”, afirma Paulinho sobre Ezequiel Ferreira
Ao falar sobre a possibilidade de receber o apoio do presidente da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), Paulinho destacou a antiga proximidade que tem com o parlamentar estadual.
Apesar disso, Paulino reconhece que o tucano nunca afirmou que o PSDB iria apoiar sua pré-candidatura a prefeito de Natal, embora seja um apoio almejado por Freire. O congressista lembrou, no entanto, que Ezequiel também tem proximidade com a governadora Fátima Bezerra (PT), que tem uma pré-candidata, a petista Natália Bonavides.
“Ele [Ezequiel] disse que tem uma simpatia muito grande pela minha candidatura e que os vereadores vão ter toda a liberdade de me apoiar. Ora, se vai dar liberdade aos vereadores, se ele vier também seria excelente”, avaliou Freire.
“Eu gostaria muito de ter o apoio dele [Ezequiel], mas sei da relação que ele tem com a governadora Fátima, sei que o seu partido tem espaços dentro do governo da governadora e a gente tem que respeitar isso, ninguém pode querer o pior para os amigos. Mas eu tenho certeza que ele olha com bons olhos a nossa candidatura”, destacou Paulinho.
Deu no Agora RN