A CPMI do 8 de Janeiro aprovou nesta quinta-feira, 3, a convocação de Walter Delgatti Neto.
Conhecido como o hacker que deu origem à chamada ‘Vaza Jato’, Delgatti foi preso nesta quarta, 2, durante a Operação 3FA da Polícia Federal, que teve como objetivo “esclarecer a atuação de indivíduos na invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP)” e teve como alvo endereços ligados à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
A parlamentar e Delgatti são suspeitos de inserir um falso mandado de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e outros 11 alvarás de soltura falsos nos sistemas.
O hacker já afirmou em depoimento anterior que a parlamentar queria contratá-lo para tentativa de invasão de urnas eletrônicas e de grampear Moraes. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de 8 de Janeiro, em Brasília, também aprovou a convocação de Adriano Machado, fotógrafo da agência Reuters que entrou no Palácio do Planalto durante o episódio dos ataques aos Três Poderes.
Deu na Jovem Pan