O roteiro do ABC na Série B tem variado pouco durante as partidas. Na lanterna da competição, o alvinegro tem sofrido gols com frequência nos minutos finais das partidas. Em oito casos, foram gols decisivos marcados pelos adversários após os 30 minutos do segundo tempo.
Em seis partidas, os gols que fizeram o ABC perder pontos saíram após os 44 minutos. Foi o caso do jogo contra o Vitória, na noite da quarta-feira (2), mais recente revés do alvinegro, quando o ABC levou dois gols nos acréscimos e perdeu a partida.
A saga do ABC de levar gols decisivos nos minutos finais dos jogos começou já na primeira partida da Série B. Jogando em Londrina, o alvinegro estava empatando com os donos da casa até os 45 minutos do segundo tempo, quando sofreu gol que deu a vitória aos paranaenses. Na partida seguinte, contra o Vitória, no Frasqueirão, o ABC segurava o empate até os 31 minutos do segundo tempo, mesmo com um jogador a menos. Porém, sofreu três gols em sequência e deixou escapar mais um ponto.
Na quinta rodada, quando o ABC já acumulava quatro derrotas consecutivas, parecia que o ABC conseguiria sua primeira vitória. Em Maceió, contra o CRB, o alvinegro vencia a partida até os 47 minutos do segundo tempo, quando sofreu o empate e deixou escapar dois pontos.
Na 12ª rodada, o alvinegro recebeu a Chapecoense em casa e vencia até os 44 minutos do segundo tempo, quando levou o gol de empate e deixou escapar mais dois pontos. O mesmo ocorreu na 14ª rodada, quando o ABC vencia o Atlético Goianiense por 1 a 0 até os 54 minutos do segundo tempo, quando levou o gol de empate e deixou escapar mais dois pontos.
Em Caxias do Sul, jogando contra o Juventude pela 17ª rodada, o ABC também ficou perto de sentir o gosto da vitória, mas foi frustrado mais uma vez. Depois de liderar a partida por 1 a 0, aos 30 minutos do segundo tempo, um gol de pênalti deixou os gaúchos em igualdade e, mais uma vez, fez com que o alvinegro voltasse para casa com um empate. O mesmo ocorrendo contra o Vila Nova, na 19ª rodada, quando o ABC sofreu o empate aos 52 minutos da segunda etapa, deixando mais dois pontos pelo caminho.
Somando somente esses pontos perdidos na reta final das partidas, o ABC dobraria o acumulado na tabela até o momento, chegando aos 26. A pontuação deixaria o alvinegro na 13ª colocação na tabela.
Deu na Tribuna do Norte