Nesta quarta-feira 19, os servidores estaduais da saúde do Rio Grande do Norte deram início a uma greve sem prazo determinado. A mobilização dos servidores aconteceu em frente ao hospital Walfredo Gurgel.
O governo fez um apelo nesta terça-feira 18 para os servidores não iniciarem a greve, porém, não surtiu efeito. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) lista avanços para os servidores e diz que está “viabilizando, dentro de suas reais possibilidades, as demandas que têm sido discutidas”.
Em seu perfil no Instagram, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde RN) informa que a categoria decidiu por não acatar o pedido de suspensão da paralisação solicitado pelo governo e iniciar a greve. A greve tem como principal motivo cobrar o reajuste salarial dos Servidores da Saúde, em que solicitam um aumento de 21,87%.
Além do reajuste salarial, o Sindsaúde RN também cobra pelo pagamento adicional dos técnicos em radiologia e pela readequação correspondente ao tempo de serviço. A categoria solicita, também, a convocação do cadastro de reserva e a realização de novo concurso público.
Calendário de mobilização:
Assim como explicaram os motivos da greve em sua rede social, o Sindsaúde RN também informou o calendário de atividades que irão ocorrer até o dia 24/07.
19/07 às 9h: Houve ato público no Walfredo Gurgel
20/07 às 9h: Debate sobre a luta dos trabalhadores e o direito de greve no Sinpol
21/07 às 9h: Ato público no Hospital Deoclécio Marques
22 e 23/07: Mobilização nos hospitais
24/07 às 9h: Assembleia geral na Governadoria