O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Paulo Sepúlveda Pertence, morreu aos 85 anos na madrugada deste domingo, 2.
Nascido em Minas Gerais, Sepúlveda passou a integrar a equipe de ministros da Suprema Corte em 1989. Sua saída ocorreu em 2007.
Há cerca de uma semana o magistrado estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, e sofreu falência múltipla dos órgãos.
A informação foi confirmada pela família por meio de nota. No comunicado, os familiares afirmam que perderam “a melhor referência das nossas vidas”. “Não se perde só um homem público, se foi nosso pai, o melhor que poderíamos ter. Perdemos, também, o melhor avó dos nossos filhos, a melhor referência das nossas vidas. Todas as nossas escolhas tiveram como base os ensinamentos que ele nos passou, desde os primeiros anos de nossas vidas. Pai, avó, sogro, amigo, obrigado por tudo, ficamos aqui cheios de gratidão por tudo e por tanto. (…) Seus filhos, netos, noras, amigos e demais familiares te amarão para sempre”, diz a nota.
O velório de Pertence está marcado para acontecer a partir das 10 horas da segunda-feira, 2, no Supremo Tribunal Federal, e o enterro às 16 horas na Ala dos Pioneiros do Campo da Esperança.