STF adia julgamento de recurso de aliado de Lula condenado por corrupção

 

O julgamento virtual do recurso do ex-deputado federal Paulinho da Força contra sua condenação à prisão foi suspenso nesta quarta-feira (28) devido a um pedido de vista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

O ex-parlamentar, aliado do presidente Lula (PT), era presidente do partido Solidariedade, e foi foi acusado de envolvimento em desvio de recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Paulinho foi condenado em 2020 a 10 anos e 2 meses de prisão por crime contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e associação criminosa, mas a defesa do ex-deputado questiona o enquadramento da conduta no crime contra o sistema financeiro.

O ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, rejeitou os argumentos da defesa e votou por ajustar a pena para 8 anos e 2 meses de prisão.

Os ministros Edson Fachin, Luiz Fux e André Mendonça concordaram com o relator, enquanto Alexandre de Moraes votou pela absolvição de Paulinho por falta de provas, sendo acompanhado pelo ministro Gilmar Mendes.

O julgamento foi suspenso e ainda não tem data para ser retomado.

Deu no Diário do Poder

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades