O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou uma auditoria sobre os gastos do presidente Lula (PT) com o uso do cartão corporativo do governo. A análise foi iniciada após um requerimento do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).
No requerimento aprovado pela comissão, o parlamentar pede que o TCU apure se as despesas pagas com o cartão corporativo foram feitas de maneira responsável, eficiente e em conformidade com as normas e regulamentos vigentes.
“De acordo com o princípio constitucional da transparência e a importância do controle dos gastos públicos, é essencial garantir o uso correto dos recursos e a conformidade com os princípios da responsabilidade fiscal”, diz trecho do despacho enviado por Kataguiri.
O pedido de análise dos gastos foi feito após uma reportagem da revista Crusoé revelar que Lula gastou R$ 12,1 milhões no cartão apenas nos primeiros quatro meses do novo mandato este ano. O levantamento foi realizado com base em informações do Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU).
De acordo com o TCU, o processo foi aberto e será conduzido pela unidade de auditoria especializada em governança e inovação.
Deu no Diário do Poder