Devido às fortes chuvas, o Aeroporto Internacional do Recife, localizado na Zona Sul da cidade, suspendeu pousos e decolagens nesta quarta-feira 14. De acordo com a Aena Brasil, responsável pela administração do aeroporto, até as 12h20, pelo menos 17 voos foram direcionados para outras cidades devido às condições climáticas adversas na capital pernambucana.
Dois voos da companhia Azul foram desviados para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal: um vindo de Fernando de Noronha (PE) e outro de João Pessoa (PB). Um terceiro voo, operado pela Latam e vindo de Brasília (DF), está prestes a pousar no terminal.
As condições climáticas prejudicaram a visibilidade dos pilotos, resultando nessas alterações. Além dos voos direcionados para outras cidades, há também atrasos em outros voos. A Aena Brasil afirmou que a situação está sendo monitorada pela equipe de operações e recomendou que os passageiros consultem as companhias aéreas para obter informações sobre a previsão de seus voos.
A sala de embarque do aeroporto ficou cheia de passageiros que não puderam partir devido ao mau tempo.
Aeroporto do Recife
De acordo com informações do G1 Recife, nesta quarta-feira, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta laranja para chuvas com intensidade de moderada a forte no Grande Recife e na Zona da Mata. A prefeitura do Recife colocou a capital em “estado de alerta” e suspendeu as aulas.
Os voos que viriam em direção ao Recife estão sendo desviados para Natal, João Pessoa, Maceió, Aracaju e para Salvador. O mau tempo atrapalha as condições de visibilidade dos pilotos e, por causa disso, as alterações foram feitas.
“A situação está sendo monitorada pela equipe de operações. Antes de sair de casa, consulte a companhia aérea para saber a previsão do seu voo”, disse a Aena, em nota enviada à imprensa. A sala de embarque do aeroporto ficou lotada de passageiros que, por causa do mau tempo, não puderam partir.
Último fechamento
Em junho de 2022, o Aeroporto do Recife enfrentou dificuldades com decolagens e pousos devido a um problema no sistema de iluminação da pista, afetando o tráfego aéreo. A ausência desse sistema impossibilitou as operações de pouso e decolagem no terminal. Passageiros relataram atrasos em voos e uma grande quantidade de pessoas aguardando para embarcar. Na ocasião, a Aena Brasil emitiu um pedido de desculpas pelos transtornos causados pela interrupção do cronograma de voos.
Informações do Agora RN