Associação de jornalistas entra para conselho do governo Lula

Lula Impostômetro

 

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) decidiu entrar para um órgão do governo Lula. Em 16 de maio de 2023, o grupo anunciou que tem assento garantido no Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção, sob o guarda-chuva da Controladoria Geral da União (CGU). Os diretores tomaram a decisão sem consultar os filiados da Abraji.

Presidente da associação, Katia Brembatti disse que o grupo “não é um órgão do governo”. O conselho da CGU, porém, é coordenado e funciona por iniciativa do Poder Executivo.

“Já estamos participando de outras instâncias públicas de discussão, como o Observatório de Violência contra Jornalistas e Comunicadores, do Ministério da Justiça, e o Fórum Nacional de Liberdade de Imprensa, do CNJ, por entender que tratam de questões afeitas diretamente à atuação da Abraji”, disse Katia, em entrevista ao site Poder360.

Sobre a diretoria da Abraji ter decidido entrar para no conselho sem consultar os associados, Katia observou que “o estatuto da Abraji determina que a diretoria é a instância para as decisões estratégicas”.

Criada em 2002 depois do assassinato do jornalista investigativo Tim Lopes (1950-2002), a Abraji é uma entidade sem fins de lucro.

Deu na Oeste

Deixe um comentário

Rolar para cima