Em meio aos anúncios de shows no Brasil, um chamou bastante atenção. Andrea Bocelli, o famoso tenor italiano, confirmou sua vinda para o país latino em 2024, mas não foi seu show que fez os holofotes recaírem sobre a notícia. Na verdade, o evento está sendo utilizado como pretexto para a discussão de elitismo e leis de acesso à cultura.
Isto porque o evento teve seus valores revelados e são impressionantes. A apresentação única acontecerá no Allianz Parque, em São Paulo, e conta com ingressos sendo vendidos por até R$4.620. Mais do que isso, o que gerou piadas foi a modalidade “meia jovem baixa renda”, em que os ingressos custam R$2.310.
É claro que os valores ressaltados são destinados aos locais mais caros do estádio, setor intitulado “Platinum”. Porém, a nomenclatura não deixa de ser absurda, uma vez que representa quase o dobro do salário mínimo com a alcunha “baixa renda”.
Andrea Bocelli já veio ao Brasil com valores altos
Essa não é a primeira vez de Andrea Bocelli no Brasil. O tenor italiano já veio ao país em outros momentos, sendo seu último show em 2018. Dois anos antes, em 2016, Bocelli chegou a performar com Anitta e Paula Fernandes em sua apresentação.
Como esperado, os shows estiveram lotados. Isso mostra que o público que atende aos eventos com Andrea Bocelli pertencem a uma classe mais alta, com grande poder aquisitivo. Dessa forma, não será surpresa encontrar o Allianz Parque lotado no próximo ano, apesar dos ingressos com valores exorbitantes.
A discussão, sempre muito válida, acerca do acesso à cultura e a restrição proposital do acesso à música clássica deve continuar ao longo dos próximos meses. O show único de Andrea Bocelli em São Paulo acontecerá no dia 26 de maio de 2024.
Deu no Terra Brasil