O jornal Global Times, controlado pelo Partido Comunista da China, publicou um editorial nesta terça-feira, 12, anunciando a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país: “Um velho amigo”, segundo o texto.
Na publicação, o periódico afirmou que a comunidade internacional tem “grandes” expectativas quanto às negociações de paz entre Rússia e Ucrânia conduzidas pela China e pelo Brasil. No entanto, acusou os Estados Unidos de “reagirem com frieza” a um suposto acordo.
Segundo o Partido Comunista, a visita de Lula — a quinta à China como presidente — é cercada de expectativas por uma nova fase de “estreitas relações políticas e econômicas” entre as duas nações. A China aposta que será possível mostrar “ao mundo” um modelo de cooperação em profundidade.
O jornal ainda cita o tamanho da delegação brasileira, composta de políticos e empresários aliados do petista. “Tudo isso mostra que o Brasil, da arena política à sociedade, tem uma expectativa ardente para o desenvolvimento das relações China–Brasil.”
O editorial direcionado ao povo chinês ainda afirma que os dois países “compartilham interesses comuns”, além dos campos econômico e comercial. “Ao fortalecer o alinhamento e a coordenação estratégica, China e Brasil promoverão conjuntamente o processo histórico de modernização dos países em desenvolvimento em suas respectivas trajetórias.”
Deu na Oeste