O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes experimentou uma das “quentinhas” distribuídas aos presos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
A degustação de Moraes ocorreu na segunda-feira 10, durante uma visita aos manifestantes detidos nos atos de 8 de janeiro. Ele estava com a ministra Rosa Weber, presidente do STF.
Na visita à Papuda, os ministros inspecionaram a penitenciária e, além de avaliar as condições dos alimentos distribuídos, também ouviram os presos.
Em conversa com os manifestantes detidos, os magistrados do STF alegaram que estão cumprindo o devido processo legal e avaliando individualmente a situação de cada um dos casos.
Antes de deixar o complexo prisional, os ministros também visitaram as salas de aula e conversaram com outros presos, que não possuem relação com as manifestações do início do ano na capital federal. Anteriormente, em 6 de março, Moraes e Weber já haviam feito uma visita às mulheres detidas na penitenciária do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.
O STF vai julgar, de maneira virtual, as denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito dos Inquéritos 4921 e 4922. Os processos tratam de cem acusados de envolvimento nas manifestações do 8 de janeiro.
A presidente da Corte convocou uma sessão virtual extraordinária entre 18 e 24 de abril. De acordo com a magistrada, advogados e defensores poderão apresentar sustentações de defesa orais até dia 17 do mesmo mês.
Com o julgamento virtual, o Supremo inicia a análise das denúncias, para decidir se abre ações penais contra os acusados ou arquiva os casos.
Deu na Oeste