O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump criticou duramente, nesta quinta-feira (30), o indiciamento da Justiça de Nova York e denunciou “perseguição política e interferência eleitoral” no pleito de 2024, no qual pretende ser candidato.
“Tenho certeza de que esta caça às bruxas vai se voltar violentamente contra Joe Biden”, garantiu Trump em comunicado, após saber de notícias na imprensa que um grande júri de Nova York havia votado pelo indiciamento devido ao pagamento de US$ 130 mil para esconder um suposto romance com a atriz de filmes adultos Stormy Daniels, pouco antes das eleições de 2016.
O empresário, que aspira concorrer novamente à Casa Branca em 2024, provavelmente será indiciado nos próximos dias pelo tribunal estadual de Nova York. A decisão do Grande Júri faz com que Trump seja o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a responder a acusações criminais.
A investigação ganhou força graças ao ex-advogado do político Michael Cohen, que afirma que foi ele quem fez o pagamento à mulher, tendo sido reembolsado um período depois.
Trump é o principal nome republicano para as eleições de 2024. Dentro do partido, seu grande adversário é Ron DeSantis, o atual governador da Flórida.
“Em cada artigo que leio, em cada programa a que assisto, até mesmo os chamados ‘haters’ dizem que ‘o presidente Trump não fez nada de errado, NÃO HÁ CRIME AQUI!’. O crime seria se eu fosse acusado!!!”, publicou o ex-mandatário dias atrás nas redes sociais.
O Ministério Público de Nova York agora tenta negociar a rendição de Trump, que pode acontecer no início da próxima semana, segundo informações da CNN norte-americana.
Deu no R7