O Presidente da Câmara Municipal de Natal e do MDB natalense, vereador Eriko Jácome, defendeu um maior protagonismo do Parlamento municipal na sucessão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Sucessor do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) na presidência da Câmara, Eriko defende a candidatura do aliado a prefeito e pleiteia o apoio de Álvaro ao parceiro político.
“A Câmara de Natal quer ser protagonista na escolha dos candidatos. Certamente a oposição vai escolher um candidato que saiu daqui da Câmara, que deverá ser a deputada federal Natália Bonavides (PT), mas hoje aqui pela Câmara existe um sentimento de parte dos vereadores em apoiar o atual deputado federal Paulinho Freire”, diz Eriko, em entrevista ao jornal Agora RN, destacando que Paulinho foi seis vezes presidente da Câmara, tendo sido um bom gestor com conhecimento dos problemas da cidade.
Pesquisa do Instituto Exatus, publicada em janeiro pelo Jornal Agora RN, mostrou que o nome mais forte na sucessão até agora é aquele a ser indicado pelo prefeito Álvaro Dias. Mais de 20% dos entrevistados disseram votar “no candidato de Álvaro”, seja ele quem for. Atualmente, são cotados como candidatos governistas o secretário de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, o vereador Kleber Fernandes (PSDB) e o deputado Paulinho Freire.
Além de contar com o apoio do presidente da Câmara, Paulinho tem a simpatia de cerca de 20 vereadores, dos 29 existentes na Casa. Contudo, segundo Eriko, o apoio do prefeito é fundamental para o sucesso da candidatura de Paulinho, que desponta com cerca de 3% da preferência do eleitorado da capital, enquanto Natália soma cerca ainda de 6% e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), 17%.
“Em virtude de mais de 20% do eleitorado de Natal votar no candidato de Álvaro, isso mostra a força do atual prefeito, que vem fazendo uma boa gestão e consequentemente com a inauguração de diversas obras que estão previstas, junto com outras ações importantes, como o Plano Diretor, o crescimento da cidade será natural e o prefeito estará muito mais fortalecido”, disse Eriko.