O dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, é uma data mundialmente conhecida como símbolo das conquistas e da luta das mulheres em relação à igualdade de direitos. Criada oficialmente pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 1977, a data foi instituída, segundo historiadores, em alusão a um incêndio intencional ocorrido em 1957, em Nova York, onde 129 operárias de uma fábrica têxtil morreram carbonizadas. Desde então, a data é também aproveitada como uma oportunidade de conscientização combate à misoginia e a violência contra as mulheres.
A Câmara de Parnamirim conta com uma Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulheres, formada pelas vereadoras Carol Pires e Fativan Alves, além de uma composição majoritariamente femina, incluindo cargos efetivos, comissionados e terceirizados.
A Casa Legislativa já aprovou diversos projetos que defendem e protegem as mulheres de Parnamirim, como o Projeto de Lei Ordinária nº 176/2021, de autoria do vereador César Maia, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Projeto “Casa Abrigo” para mulheres vítimas de violência doméstica no município.
Depoimentos das vereadoras
A parlamentar Carol Pires descreve as mulheres como um “símbolo de força, amor e determinação. Somos merecedoras de todo o respeito e reconhecimento. Um feliz Dia da Mulher para todas as mulheres, em especial, a parnamirinense.”
Já para a vereadora Fativan Alves, o dia de hoje se trata de “um momento de visibilidade às nossas lutas, e como a gente ainda tem espaço para conquistar, inclusive na política.”
Depoimentos de servidoras
A pregoeira Kelly Pinheiro congratula as mulheres pela data de hoje. “Gostaria de parabenizar todas as mulheres pelo seu dia. Um dia que foi reservado para comemorar todas as nossas conquistas. E que nós não possamos parar por aqui. Que nós possamos sempre prosseguir para conquistar cada dia mais”, afirmou.
A recepcionista Ana Macêdo ressaltou a importância da data de hoje como um símbolo de luta. “Feliz Dia Internacional das Mulheres para todas nós. Vivemos por meio de muitas lutas e muitas conquistas. Até hoje passamos por várias situações. A violência doméstica é uma, e ainda há a violência física e psicológica”, declarou
A gestora de patrimônio Joelma Dantas salientou que a Câmara de Parnamirim representa um avanço das mulheres no espaço político. “Conquistas foram feitas, até porque temos hoje vereadoras mulheres, e cada dia mais iremos conquistar nosso espaço aqui dentro da instituição, e fora, na nossa vida pessoal. Parabéns mulheres, pelo nosso dia”, destacou.
A administradora Daliane Pires afirma que “esse dia é importante para a gente quanto às conquistas que já aconteceram, e também para relembrar de tudo que ainda precisamos conquistar: o respeito, a igualdade salarial e de gênero. Parabenizo às servidoras da Casa, que são a maioria”, aponta.
O pioneirismo potiguar nas conquistas femininas políticas
Em termos de história do Brasil, a conquista feminina do espaço político e de direito ao voto é recente. A primeira concessão de voto à mulher no país ocorreu, inclusive, no estado do Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró, sob o governo estadual de Juvenal Lamartine em 1927. Com isso, as mulheres potiguares continuaram com a busca pela inclusão política, até que em 1928 a professora Celina Guimarães Viana conquistou sua garantia ao direito de voto por intermédio da lei estadual 660/1917.
A primeira vereadora do Brasil também é uma mulher potiguar. Joana Cacilda Bessa foi eleita intendente, antigo cargo parlamentar, em 2 de dezembro de 1928, na cidade de Pau dos Ferros, onde também foi a primeira eleitora de sua cidade.
No entanto, a aquisição do voto feminino foi garantido em âmbito nacional apenas no ano de 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas promulgou o Primeiro Código Eleitoral. Com esse progresso, as mulheres passaram a avançar na atuação política e fazerem história em prol de seus direitos.