A Procuradoria-Geral da Colômbia vai investigar denúncias de que os filhos do presidente Gustavo Petro — Nicolas e Juan Fernando — teriam recebido dinheiro de narcotraficantes. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 3.
Nicolas Petro é parlamentar da província de Atlântico. Uma das denúncias é que ele teria negociado um “plano de paz” com narcoguerrilheiros.
Ele também foi acusado pela ex-mulher, Day Vásquez, de ter recebido 600 milhões de pesos — na época, mais de US$ 160 mil — do narcotráfico para a campanha presidencial de seu pai.
De acordo com Vásquez, ele recebeu “dinheiro de pessoas que tiveram um passado um tanto sombrio”.
“Recebeu dinheiro de Santander López Sierra, que foi extraditado por 30 anos (condenado por tráfico de drogas). Todo mundo sabe disso. Nicolas recebeu dinheiro desse homem, mais de 600 milhões para a campanha do pai.”
O deputado divulgou um comunicado na quinta-feira 2. Disse que espera que ele e seu irmão tenham a chance de provar a sua inocência.
Gustavo Petro afirmou que convocou o gabinete do procurador-geral para investigar seus filhos e agradeceu aos profissionais por atenderem o seu pedido.
Deu na Oeste