Natalia Bonavides “passa pano” para vetos do Governo Lula na Ciência: “Muito tranquila”

 

A deputada federal Natalia Bonavides (PT) se manifestou nesta quarta-feira (1º), publicamente, contra os cortes nas áreas da educação e ciência. Citando que os cortes ocorrem desde 2016, mas evitando falar que foram feitos também pelo Governo Lula, a parlamentar afirmou que isso deve ser feito de forma muito “tranquila” pelos aliados.

“Esse momento da conjunta significa muitas oportunidades e significará, ocasionalmente, algumas contradições”, afirmou Natalia, afirmando que isso significa um compromisso com o próprio Lula, que quer fazer o melhor Governo da história e, trabalhar contra esses “retrocessos”, significaria isso.

“Precisamos revogar os desmontes na educação promovidos desde o golpe de 2016 e recuperar os investimentos e a valorização da educação, da ciência, e de seus trabalhadores. Vamos à luta, companheirada”, ressaltou, na legenda do vídeo que ela colocou no Twitter.

O veto ao Orçamento de 2023 que retirou do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) R$ 4,18 bilhões em recursos é motivo de discussão dentro do próprio governo federal e no Legislativo. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) barrou a destinação do valor, as ministras do Planejamento, Simone Tebet, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, estudam alternativas para incrementar o orçamento para a área. Técnicos do Congresso também questionam o veto.

De acordo com o portal R7, no total, Lula vetou R$ 4,266 bilhões em despesas propostas, sendo que quase 98% do montante barrado iria para o FNDCT. A justificativa do governo é que não foi cumprida a regra do próprio fundo que exige proporção entre operações reembolsáveis e não reembolsáveis. No entanto, os técnicos do Congresso Nacional apontam que o recurso foi dobrado graças à emissão de títulos públicos, o que não entraria no limite referido.

Com informações do Portal da 96

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades