A primeira entrevista exclusiva de Lula desde o início do mandato foi a Natura Nery, da GloboNews, em 15 de janeiro. A jornalista mantém boa relação com a primeira-dama, a socióloga Janja da Silva.
No dia 2 de fevereiro, a RedeTV! exibiu a reestreia do ‘É Notícia’ com a conversa entre o presidente e Kennedy Alencar. O apresentador trabalhou como assessor de imprensa do petista na década de 1990.
Daniela Lima se tornou a terceira jornalista a conseguir um bate-papo longo com Lula. Foi ao ar na quinta-feira (16) na CNN Brasil, com transmissão simultânea no Prime Video, YouTube, TikTok e Kwai.
Âncora do ‘CNN 360º’, a jornalista se destaca por transmitir informações em primeira mão ao vivo e as análises certeiras da movimentação política. Ex-‘Roda Viva’, ela insere o telespectador nos bastidores da notícia.
Dois homens poderosos contribuem para a aproximação de Lula com a CNN Brasil. O médico Roberto Kalil Filho, apresentador do ‘CNN Sinais Vitais’, é cardiologista do presidente. Têm forte laço de amizade.
Em maio de 2015, o petista esteve no casamento de Kalil com a endocrinologista Cláudia Cozer. Exatamente 7 anos depois, o casal de médicos retribuiu a gentileza indo à cerimônia em que Lula e Janja se uniram.
O líder do PT cultiva gratidão por Kalil e Cláudia. Os dois deram atenção especial à saúde de familiares dele no período em que esteve preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba.
O outro elo de Lula com a emissora do bilionário Rubens Menin acontece por meio de João Camargo, presidente do Conselho da CNN Brasil e também sócio no negócio.
Camargo foi idealizador e fundador do Esfera Brasil, organização com membros da elite empresarial interessados em manter diálogo com instituições e os Poderes da República. Lula participou de um jantar do grupo em setembro, na campanha eleitoral.
Na quarta-feira (15), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, jantou com 50 integrantes do Esfera para discutir a relação do governo com o mercado financeiro e a proposta de reforma tributária.
Roberto Kalil e João Camargo são amigos. Em dezembro, o médico recebeu o executivo da TV em uma festa de fim de ano no interior paulista.
A CNN Brasil apresenta uma cobertura equilibrada do governo Lula, com espaço a elogios e críticas. Nos últimos dias, foi superior à GloboNews ao explicar as questões técnicas por trás do atrito entre Lula e o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.
O canal lançado em março de 2020 passa por uma reformulação a fim de superar a concorrente direta no Ibope, Jovem Pan News, e aumentar o faturamento. A direção pretende arrendar um canal para transmitir na TV aberta visando atingir mais público.
Lula entre João Camargo e Roberto Kalil Filho: o presidente tem aparecido na TV para defender o início do mandato
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV (Fotos: Divulgação)
Com informações do Terra.