O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), declarou nesta segunda-feira (30) que o Partido dos Trabalhadores está próximo de assumir a comissão mais importante da Câmara dos Deputados.
Em uma declaração ao site Poder360, o petista disse que as negociações entre a legenda e o candidato à reeleição, Arthur Lira (PP-AL), “estão boas” e que “parece que a CCJ está garantida para o PT”.
Em 2021, quando lançou-se à presidência da Câmara pela primeira vez, Lira utilizou da mesma estratégia, sendo eleito e entregando a CCJ para o partido de Jair Bolsonaro, na época, o PSL, que posteriormente se fundiu com o DEM para formar o União Brasil.
A CCJ é a Comissão de Constituição e Justiça. É ela quem diz o que é “constitucional” ou “inconstitucional”. Praticamente todas as pautas que tramitam na Câmara precisa passar por esse colegiado.
O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), já havia dito no sábado (28) que existe um “acordo sólido” com Arthur Lira para que a legenda esteja à frente do colegiado.
Em tese, com o comando da comissão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria mais abertura e facilidade para viabilizar projetos de interesse do governo federal.
Deu no Conexão Política