O famoso site de esquerda The Intercept Brasil, aquele que vazou as conversas de procuradores da Lava Jato, divulgou uma lista com 46 deputados que estariam relacionados aos ataques ocorridos em Brasília, no domingo (8). Na relação, são três parlamentares com histórias ligadas ao Rio Grande do Norte, que teriam “defenderam, incentivaram ou ao menos tentaram justificar de alguma forma os ataques terroristas”, conforme postou o site.
Na relação, são citados o deputado federal General Girão (PL), o deputado federal eleito Sargento Gonçalves (PL) e o deputado estadual José Medeiros (que nasceu em Currais Novos, mas é político no Mato Grosso. Desses, porém, apenas Sargento Gonçalves é citado.
“Entre os defensores do terrorismo, está o deputado Sargento Gonçalves, do PL do Rio Grande do Norte. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, ele mandou uma mensagem para os ‘policiais militares de todo o Brasil, em especial aos policiais integrantes das forças de segurança pública do Distrito Federal’, pedindo que eles tivessem ‘muita sabedoria e serenidade, muita cautela na hora de agir contra os cidadãos que invadiram o Congresso Nacional’. O deputado que incentiva os policiais a serem coniventes com a depredação dos prédios públicos dos Três Poderes defendeu que os invasores ‘não são bandidos’. O Sargento Gonçalves também postou um vídeo do momento em que a multidão invadia o Congresso Nacional e escreveu na legenda que ‘todo poder emana do povo'”, afirmou o texto do The Intercept.
É importante ressaltar que, apesar dessa fala, não há registros públicos de defesas diretas desses ataques em Brasília. O deputado Girão, por exemplo, divulgou nota no mesmo dia dizendo que não concordava. “Sou, fui e continuarei sendo defensor da minha Pátria. Infelizmente, a violência ocorrida hoje em Brasília não tem o meu apoio. Os manifestantes que vandalizaram, depredaram prédios e agiram com violência e desrespeito não representam o verdadeiro patriota que esteve por todos esses mais de 70 dias lutando por democracia”, escreveu ele.
Deu no Portal da 96