Imagens de satélite retrataram a realidade angustiante dos crematórios, hospitais e funerárias superlotados na China, enquanto o país lida com uma onda de infecções por Covid-19.
A empresa de tecnologia Maxar captou, no início de janeiro de 2023, registros de longas filas de carros esperando ao lado de fora das casas funerárias em cidades como Huzhou, Kunming e Nanjing, segundo uma reportagem da CNN.
Outras fotos mostraram que, aparentemente, um estacionamento totalmente novo foi criado para os familiares das vítimas pararem os carros. Imagens de sacos amarelos em um necrotério superlotado de um hospital em Pequim também foram registradas em vídeo.
No mês passado, a China se afastou da abordagem rígida de ‘Covid zero’ para o vírus. A decisão ocorreu após um movimento de protesto de dimensão histórica, no qual a população exigiu o fim das restrições provocadas pela doença e mais liberdades.
No entanto, com o fim da medida, houve uma explosão de casos de Covid-19 no país. A China, porém, reporta mortes da doença apenas para os pacientes que faleceram de insuficiência respiratória.
Deu no R7