A conta oficial no Twitter do governador eleito por São Paulo, o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi hackeada. A informação foi confirmada pela assessoria do político ao UOL.
“O Twitter oficial de Tarcísio de Freitas foi hackeado. Estamos tentando contato [com a plataforma] para recuperar a conta.”
Na conta hackeada, foram postadas mensagens sobre criptomoedas. Por volta de 21h40, as mensagens não estavam mais disponíveis no Twitter.
O que foi postado na conta? Às 20h48 (horário de Brasília) foi publicado um tuíte com a seguinte mensagem na conta: “A partir de hoje, um novo marco económico (sic) foi pavimentado para a nossa região, com o apoio do governo português, bem como do banco central – [link para um site de criptomoeda]”.
Preparámos (sic) um bónus (sic) de boas-vindas de 25 euros para cada residente do nosso maravilhoso país a partir dos vinte e um anos de idade. Pode obtê-lo no nosso banco nacional, digitalizando o código QR da sua carteira.Outro tuíte publicado na conta do governador eleito
Em meio aos tuítes postados por hackers na conta de Tarcísio, também havia duas publicações com supostas frases do ex-ministro, uma delas do debate promovido pela TV Globo durante as eleições.
“O governo federal assumiu o cemitério do PAC, aquelas obras inacabadas do PT, e foi concluindo uma a uma. Levou a água para o Nordeste, concluiu a transposição do Rio São Francisco.”#DebateGloboSP #Tarcísio10.”
Vídeos. Os possíveis hackers também postaram dois vídeos até o momento de publicação desta reportagem para divulgar a plataforma de criptomoedas.
“Por favor, trate [nome do site] com confiança! Esforçamo-nos muito por si, estamos felizes por o informar de que estamos a fazer progressos. Estou pessoalmente encarregue de todo o projecto. Apenas um lembrete de que o registo está aqui – [link para um site de criptomoeda].”
Um dos tuítes postado também foi fixado no topo do perfil para os usuários que acessarem a conta visualizarem a mensagem rapidamente. “Todos vocês já conhecem o vector (sic) de moeda criptográfica da economia portuguesa e nós, juntamente com [nome do site], desenvolvemos a primeira aplicação segura do país para o euro para a nossa nova moeda criptográfica nacional”, aponta a publicação.
Informações do Portal UOL.