Fernando Haddad (PT), escolhido a dedo para comandar o Ministério da Fazenda, afirmou nesta quarta-feira (14) que não há nenhuma chance de Luiz Inácio Lula da Silva ou aliados implementarem qualquer tipo de taxa sobre as transações do sistema Pix
Segundo ele, o tema foi explorado com força pela oposição, mas trata-se de uma questão inverídica, que não procede e não tem respaldo entre os integrantes do GT, o Grupo de Transição.
— Não existe nenhuma possibilidade. Isso aí o Marcos Cintra (ex-secretário da Receita Federal no governo Bolsonaro) queria adotar o imposto único. Para ele, o Pix era importante. Era uma forma de ir lá morder a parte da Receita e isso na minha opinião inclusive atrapalhou a reforma tributária, porque ficou se insistindo numa tese tão atrasada do ponto de vista de justiça tributária — disse Haddad em entrevista à GloboNews.
Ainda de acordo com ele, o acesso a crédito é uma das ferramentas para garantir a redução das desigualdades no país e, consequentemente, o governo trabalhará para seguir um caminho contrário. Com isso, a taxação do Pix seria ir na direção contrária.
Deu no Conexão Política