Ao noticiarem o impeachment de Pedro Castillo, três comentaristas da GloboNews Mais disseram que o ex-presidente socialista do Peru é de direita. O programa foi ao ar na tarde da quarta-feira 7 e gerou polêmica na internet.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a apresentadora Julia Duailibi concordando com a descrição feita pelo jornalista Marcelo Lins segundo a qual Castillo tem um perfil “conservador que o alinha à direita”.
“Inclusive a direita brasileira”, complementa Julia, ao pedir a opinião de um terceiro colega, o correspondente da GloboNews em Buenos Aires, Ariel Palacios, que pensa a mesma coisa que os outros dois comentaristas do canal.
Segundo Palacios, Castillo é conhecido por ser “altamente reacionário”. “Ele é uma fotocópia do presidente Jair Bolsonaro”, disse. “Propôs ampliar o sistema do ensino militar no Peru (…) e formou um gabinete com figuras misóginas e homofóbicas.” Por fim, Palacios lembra-se do viés marxista de Castillo, mas sem mencionar o programa de governo socialista do ex-presidente.
Chamado de direita por parte da imprensa brasileira, Pedro Castillo é professor e sindicalista de extrema esquerda. Durante a campanha eleitoral de 2021, ele propôs estatizações, uma nova Constituição, a regulação da imprensa e até a dissolução do Tribunal Constitucional do país.
Deu na Oeste
A Globo é da turma dos que chamam o “Partido Nacional SOCIALISTA dos Trabalhadores Alemães” de direita, e a mentira virou verdade, pois foi contada mil vezes.
Castillo não é de “direita”, é conservador nos COSTUMES.. isso que as pessoas não entendem. Conservadorismo moral não está só na direita.