Irã deve aumentar relações com Brasil após posse de Lula

 

O embaixador do Irã no Brasil, Hossein Gharibi, afirmou que espera “relações mais intensas” entre os dois países a partir de 2023 com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cargo de presidente da República. De acordo com ele, a relação diplomática durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), defensor de Israel, “não foi tão fácil” e os acordos foram limitados.

Em entrevista ao Poder360, ele atribuiu a dificuldade em diminuir tarifas ao alinhamento de Bolsonaro com o ex-presidente dos EUA Donald Trump, que impôs sanções ao Irã por seu programa nuclear. Com Lula, Gharibi prevê que as negociações aumentem. Segundo ele, os integrantes do governo iraniano devem vir ao Brasil e ministros brasileiros precisam fazer uma viagem ao Irã.

Como possíveis parcerias, o embaixador citou agronegócio, fertilizantes, petróleo, mineração e petroquímicos. Na visão do representante diplomático, esses são os principais segmentos econômicos que podem avançar a partir do ano que vem.

“Lidar com o presidente Jair Bolsonaro no alto escalão político não foi tão fácil quanto era antes. Mantenho boas relações com o ministro das Relações Exteriores. Ele e o ministro das Relações Exteriores do Irã se reuniram em Nova York, em setembro deste ano, à margem da Assembleia Geral da ONU. Tivemos um contato muito bom com quase todos os ministros”, declarou.

Deu no Conexão Política

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades