Ministro russo diz que espera “propostas sérias” para acabar com a guerra

 

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira, 11, que o governo de Vladimir Putin está aberto a negociações com o Ocidente sobre a invasão na Ucrânia, mas ainda não recebeu nenhuma proposta séria para pôr fim à guerra.

Em entrevista à televisão estatal, Lavrov disse que a Rússia está disposta a negociar com os Estados Unidos ou com a Turquia uma maneira de acabar com o conflito, iniciado há quase oito meses.

A ênfase na receptividade da Rússia às negociações para o fim da guerra pode estar relacionada a uma série de derrotas desde setembro, sendo o ponto alto a explosão da ponte da Crimeia, península anexada pelos russos em 2014.

Lavrov negou que autoridades dos governos ocidentais — incluindo o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby — tenham proposto uma negociação à Rússia. “Isso é uma mentira”, disse Lavrov. “Não recebemos nenhuma oferta séria para fazer contato.”

Ele também disse que a Rússia não recusaria uma reunião entre o presidente Vladimir Putin e o presidente dos EUA, Joe Biden, em meados de novembro, na cúpula do Grupo dos 20, na Indonésia, e consideraria uma eventual proposta de encerrar o conflito. “Dissemos repetidamente que nunca recusamos reuniões. Se houver uma proposta, então a consideraremos”, disse Lavrov.

Ele também declarou que os Estados Unidos estão envolvidos há muito tempo na guerra na Ucrânia. “Parece-me que os norte-americanos estão participando de fato desta guerra há muito tempo. Esta guerra está sendo controlada pelos anglo-saxões.”

Comentando sobre a possibilidade de que a Turquia possa sediar conversas entre a Rússia e o Ocidente, Lavrov disse que o governo russo estaria disposto a ouvir quaisquer sugestões, mas não poderia dizer com antecedência se isso levaria a resultados.

Ele disse que o presidente turco, Tayyip Erdogan, terá a oportunidade de apresentar propostas ao presidente russo, Vladimir Putin, quando ambos visitarem o Cazaquistão nesta semana.

Deu na Revista Oeste

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades