O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na última quinta-feira (24) que pretende “deixar o povo escolher a cor” das casas em programas habitacionais, caso eleito presidente.
A declaração, feita em entrevista ao apresentador Ratinho, no SBT, é uma crítica ao programa Casa Verde e Amarela, criado durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o petista, o programa habitacional do atual governo só permitiria que as casas fossem pintadas nas cores verde e amarela.
O que Lula disse:
“Eu quero construir casa para o povo pintar do jeito que ele quiser, verde, amarela, azul, branca. Até vermelha eu quero que o povo pinte. Você constrói a casa e deixa o cara pintar do jeito que quer. Quer inventar: carteira verde e amarela, casa verde e amarela. Deixa o povo escolher a cor, pelo menos o direito de escolher a cor”. Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista ao SBT, na quinta-feira (23)
Programa não impõe cor da casa
Sucessor do Minha Casa Minha Vida, lançado no governo petista, o programa Casa Verde e Amarela não prevê que as casas sejam nas cores verde e amarela.
Criado em 2019, ele busca facilitar o acesso da população, sobretudo de baixa renda, à casa própria. Além da produção de moradias subsidiadas e do financiamento habitacional, a iniciativa também tem como pilares a regulação fundiária, a melhoria habitacional e a locação social.
Através do Twitter, Bolsonaro questionou na sexta-feira (23) a afirmação do ex-presidente. Segundo ele, Lula “acha que o programa Casa Verde e Amarela, que já entregou mais de 1,2 milhão de moradias às famílias humildes desde 2019, obriga as pessoas a pintarem suas casas de verde e amarelo”.
Informações da CNN Brasil.