Com uma bela atuação defensiva e um lance de pura oportunidade de Wallace Pernambucano, o América voltou a bater o São Bernardo, dessa vez por 1 a 0, e confirmou a presença na final da Série D do Brasileiro. O adversário sairá do confronto entre Pouso Alegre e Amazonas. A equipe potiguar teve uma atuação muito segura, soube lidar com a pressão do adversário e acabou sendo a única equipe a bater o Tigre dentro do estádio Primeiro de Maio. Segundo o cronograma da CBF, o jogo de ida da final está agendado para o dia 18 de setembro e a volta está prevista para o dia 25 de setembro.
Necessitando vencer bem para se classificar de forma direta, os donos da casa começaram assustando, com um chute de Vitinho da entrada da área. Por sua vez, o América tentava resistir a pressão inicial para jogar mais pressão sobre os ombros do São Bernardo, apesar do público na arquibancada ser bastante modesto.
A pressão era forte, nos dez primeiros minutos, apenas o Tigre jogou e o goleiro Bruno foi obrigado a trabalhar num chute de Guilherme Queiroz, também da entrada da área, que o arqueiro americano conseguiu mandar para escanteio, para desespero dos paulistas.
O América só conseguiu se aventurar ao ataque após os treze minutos e Elvinho levou preocupação para os zagueiros adversários, que tiveram de salvar o lance para escanteio. A resposta veio com o centroavante João Carlos, que numa jogada ensaiada com Vitinho conseguiu desviar uma bola erguida na área com muito perigo para o arco americano.
O América demorava a tramar as suas jogadas ofensivas, mas quando fazia chegava com perigo. Num desses lances, Wallace Pernambucano ajeitou para Téssio, que bateu cruzado, mas ligado no lance, o goleiro Alex Alves conseguiu interceptar o lance. Aos 33 minutos o América surpreendeu os donos da casa com um gol de Wallace Pernambucano, que inicialmente foi anulado pelo bandeirinha, mas o VAR, após três minutos de expectativa, conformou o gol do atacante americano, que aproveitou uma bola cruzada por Téssio, para desviar de cabeça e ampliar a vantagem dos potiguares.
Depois de ver o América ampliar ainda mais a vantagem, os jogadores do Tigre se desnortearam e não conseguiram mais encaixar uma boa jogada. Com pressa, abusavam nas bolas alçadas na área, mas a zaga alvirrubra levava flagrante vantagem em relação aos adversários.
O São Bernardo tentou pressionar o América no início da segunda etapa, mas mesmo sem ter Wallace Pernambucano como referência no comando de ataque, já que sentiu uma lesão e não voltou para completar o jogo, foi o Alvirrubro quem assustou. Dessa vez, com Téssio cobrando falta e obrigando Alex Alves a se virar para evitar o segundo gol.
Com pressa e buscando o empate a qualquer custo, o Tigre rondava a área americana com perigo, mas a defesa potiguar continuava segura e afastando todos os lances criados pelos paulistas. Isso foi minando a paciência dos atletas adversários que começavam a arriscar de qualquer jeito, sem muita precisão na pontaria.
Atuando tranquilo e procurando explorar os espaços surgidos com a subida indiscriminada do São Bernardo, a equipe potiguar, mesmo com a menor posse de bola, conseguia controlar a situação dentro de campo. Não sofria maiores riscos e num lance e outro, chegava e dava alguns sustos no goleiro do Tigre.
Como a classificação dependia de um milagre, após os 25 minutos, restou ao São Bernardo lutar para manter a invencibilidade como mandante. Vitinho teve uma bela chance de decretar o empate, num lance em que Bruno Pianissolla realizou duas boas defesas na sequência e manteve o América em vantagem. Depois de perder um lance cara a cara, Vitinho arriscou de longe e o goleiro americano evitou o gol novamente com mais uma boa defesa.
Para acabar de vez com a esperança até de salvar a invencibilidade, o São Bernardo teve Helder expulso, nos acréscimos.
Informações do Tribuna do Norte.