Um projeto desafiador, mas muito promissor pode ajudar a resolver o problema da seca na Califórnia, nos Estados Unidos.
As concessionárias estaduais estão se preparando para cobrir os canais de irrigação com painéis solares a partir do mês que vem.
Os painéis solares sobre os canais ajudam a evitar a evaporação, reduzir o espaço necessário para fazendas solares e aumentar a produção de energia verde.
A decisão foi influenciada por um trabalho de pesquisa histórico de 2021. Na época, cientistas da Universidade da Califórnia analisaram os números e calcularam que os painéis economizariam 63,5 bilhões de galões de água da evaporação anualmente, além de proteger a água corrente.
Uma boa ideia que bem poderia ser utilizada no Nordeste Brasileiro, que tem tudo para ser um grande exportador de energia fotovoltaica e éolica .
O que falta mesmo é um Governo de vergonha, com políticos comprometidos realmente com crescimento econômico com desenvolvimento sustentável.
Financiado pelo governo
O chamado Projeto Nexus, tem financiamento de US$ 20 milhões dos cofres do estado. Ele foi todo baseado em uma pesquisa realizada pela UC Santa Cruz.
Os pesquisadores descobriram que a implementação dos painéis solares reduz consideravelmente os custos de energia do Estado.
Segundo os dados, para cada megawatt de energia solar gerado durante os 290 dias de sol médio, o emparelhamento de painéis sobre os canais poderia substituir entre 15 e 20 geradores a diesel usados para bombear água ao longo dos canais.
Os painéis montados no canal têm o benefício adicional de uma vida útil mais longa, porque a água embaixo mantém a parte inferior dos painéis mais fria.