A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quinta-feira (1º), sessão solene em alusão ao Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto. A data foi escolhida para oficializar o Dia do Soldado em homenagem ao aniversário de nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro e forças auxiliares, como Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
A sessão solene pelo Dia do Soldado é tradicional na Câmara de Natal. Este ano, a propositura foi do vereador Aroldo Alves (PSDB). “O Legislativo Municipal presta, mais uma vez, justa homenagem aos que arriscam a vida para, com coragem, defender nossa nação e as ricas terras de nosso país. Um bom soldado deseja apenas proteger os conterrâneos e ajudar a construir um mundo de paz. Abraça o dever com devoção, honra a pátria e protege nosso povo, como um ato de amor e bravura. É justo homenagear aos que decidiram lutar para que nossa bandeira seja respeitada e que nosso território esteja seguro”, justificou o propositor.
Foram homenageados nove oficiais do Exército, entre os quais o Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Carlos José Rocha Lima. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento do povo potiguar, através da Câmara Municipal e da figura do nosso patrono Duque de Caxias, reverenciado no Dia do Soldado”, agradeceu o homenageado, que ainda ressaltou que laços forjados entre as Forças Armadas e os representantes da sociedade civil organizada, como o Legislativo Municipal, torna a todos mais fortes.
Prestigiando a solenidade, o vice-almirante André Moraes Ferreira, comandante do 3º Distrito Naval, ratificou as palavras do general de brigada. “Esse reconhecimento do Legislativo Municipal ao Exército Brasileiro é fundamental para criar laços mais fortes entre as instituições. A Marinha, que aqui represento, expressa respeito, admiração e amizade pelas demais Forças Armadas e pela Casa do Povo”, disse o vice-almirante. Também enviaram representantes a Força Aérea, o Comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O secretário estadual de Defesa Social e Segurança Pública, Coronel Araújo, representou o Governo do Estado.
Entre os nove homenageados, um destaque feminino: a tenente-coronel Andréa Guimarães Gurgel, diretora do Hospital de Guarnição de Natal. Perguntada sobre a representatividade feminina, ela respondeu que a homenagem é um reconhecimento a toda equipe que comanda, mas que espera que cada vez mais mulheres, como ela, conquistem espaços desbravados por Maria Quitéria de Jesus (1792-1853). A cadete sertaneja nordestina, primeira militar, que lutou na Guerra da Independência, em 1996, foi reconhecida como patronesse do quadro complementar de oficiais do Exército Brasileiro.