O Presidente da República Jair Bolsonaro recebeu para uma reunião no Planalto nesta quarta-feira (10/10) à noite, os ministros do STF, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.
Os ministros foram levar a Bolsonaro um convite para que ele participe da posse de Moraes como presidente do TSE e de Lewandowski como vice. O evento ocorre na terça-feira da semana que vem (16/10).
Perseguidor implacável de Bolsonaro, Moraes foi definido nesta quarta (10/10) como relator do processo de registro da candidatura do presidente no TSE. Ele irá elaborar um parecer sobre a regularidade da campanha até o dia 12 de setembro.
A reunião teve duração aproximada de 75 minutos e contou com a participação de Ciro Nogueira. Durante a conversa, o presidente presenteou o magistrado com uma camisa do Corinthians, clube do coração de Moraes.
Segundo um assessor direto de Bolsonaro ao ser questionado pelo clima da reunião, ele disse: “Melhor impossível”. Já é esperado, inclusive, que o presidente discurse durante a cerimônia de posse de Moraes na presidência do tribunal.
Apesar da formalidade do ato, muitos vêem a visita como uma tentativa de Alexandre de Moraes de “esfriar e acalmar” os ânimos, antes de assumir a cadeira de Presidente do TSE, e evitar atritos, pelo menos de início, com o maior crítico do atual sistema eleitoral brasileiro.