Um robô jogador de xadrez quebrou o dedo de um menino durante uma partida na Rússia na semana passada. A informação foi confirmada pelo presidente da Federação de Xadrez de Moscou à agência de notícias estatal TASS Media.
Sergey Lazarev disse que o incidente ocorreu no Moscow Chess Open depois que o menino apressou o robô. “Um robô quebrou o dedo de uma criança – isso é, obviamente, ruim”, disse Lazarev.
“O robô foi alugado por nós, está exposto em muitos lugares por especialistas há muito tempo. Aparentemente, os operadores ignoraram algumas falhas. A criança fez um movimento, e depois disso é necessário dar tempo para o robô responder , mas o menino se apressou, o robô o agarrou. Não temos nada a ver com o robô”.
A criança continuou a competir no torneio depois que seu dedo foi engessado, disse Lazarev na quinta-feira (21). O caso aconteceu na última terça-feira (19).
“A criança jogou no dia seguinte, terminou o torneio engessada e voluntários ajudaram a registrar as jogadas”, acrescentou Lazarev.
“Vamos nos coordenar para entender o que aconteceu e tentar ajudar [a família] da maneira que pudermos. E os operadores do robô, aparentemente, terão que pensar em reforçar a proteção para que tal situação não volte a acontecer”.
Vídeo publicado no canal Baza Telegram mostra o robô agarrando o dedo do menino. Após uma breve luta, vários transeuntes ajudam a soltar a mão da criança e a afastam da mesa.
“O robô não gostou de tanta pressa – ele agarrou o dedo indicador do menino e o apertou com força. Espectadores correram para ajudar e tiraram o dedo do jovem jogador, mas a fratura não pôde ser evitada”, disse o canal Baza Telegram.
O Moscow Chess Open aconteceu na capital russa de 13 a 21 de julho.
Informações da CNN