Possibilitar o acesso a água de qualidade e ampliar a oferta nas regiões que mais sofrem com a seca. Essa é uma das prioridades da Fundação Nacional de Saúde no Rio Grande do Norte (Suest/RN), preocupada em garantir à população mais dignidade e qualidade de vida.
Visando promover a continuidade desse trabalho, a Funasa, com apoio do Governo Federal, assinará a maior ordem de serviço da história do RN na área de construção de poços artesianos e dessalinizadores. O acordo será firmado nesta sexta-feira (17) em evento que será realizado em Natal
A cerimônia contará com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro. e está programada para começar às 11h00, sendo realizada na praça Mãe Peregrina, no bairro Pitimbu, em Natal.
O acordo acontece no âmbito do programa federal “A Força-Tarefa das Águas”, no qual a Funasa/RN é líder nacional em execução. A ação é um esforço concentrado de diversos órgãos do Governo Federal para levar água de qualidade a brasileiros que moram em comunidades rurais desassistidas pelas companhias de saneamento.
A previsão é de construir 1.873 poços e 197 dessalinizadores apenas em 2022, alcançando 2.070 comunidades em 166 dos 167 municípios norte-rio-grandenses. A única exceção é Natal, por não possuir área rural. Até 85 mil famílias, ou 420 mil pessoas, serão atendidas, o que representa 14% da população do RN.
Por meio do trabalho da Funasa, já foram construídos 572 poços, sendo 538 deles apenas nos últimos cinco meses, quantia maior do que a Fundação já havia realizado em solo potiguar nos últimos 32 anos.