Moradores de Natal poderão observar na madrugada desta terça-feira (31) o fenômeno “Tau-Herculídeas”, uma chuva de meteoros prevista para ocorrer entre 0h e 2h, no horário de Brasília.
O astrônomo José Dias do Nascimento Júnior, professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN (DFTE), conta que “as previsões para esse fenômeno são de 200 a 2 mil meteoros por hora. A observação depende de muitos fatores. O ponto principal para se observar é estar em uma região que tenha poucas luzes artificiais”.
O professor lembra que “esse evento vai ser mais forte nas regiões Norte e Nordeste do país. Nós vamos ter uma visibilidade privilegiada. Vamos ter que olhar para o céu na direção Noroeste”.
José Dias destaca também que “não precisa de nenhum equipamento, de nenhum telescópio, nenhum tipo de binóculos, porque são fenômenos grande-angulares”.
A dica do professor aos interessados em acompanhar o fenômeno é por regiões mais altas. “Uma região um pouco mais elevada vai dar acesso a esta observação. Nossos alunos da UFRN devem se reunir para observar. Lugares com boa visibilidade para o pôr do sol, como as dunas, são boas opções”.
Essa chuva intensa de meteoros prevista para a madrugada desta terça-feira (31) é resultado da passagem da Terra na cauda esfacelada do cometa 73P. “Este cometa vem se desmanchando, e sempre que a Terra cruza, causa a entrada de restos desse cometa, que, quando cruzam o céu, deixam esses riscos”, comentou o professor.
Deu no G1