Natal terá 67 pontos de Wi-Fi grátis em toda a cidade

“A chegada do 5G vai promover, além de uma velocidade 100 vezes maior na internet, avanços na conectividade das escolas e uma revolução na administração pública, na segurança e na área da saúde”, comemorou o prefeito Álvaro Dias (PSDB), ao anunciar que Natal é uma das 12 capitais brasileiras totalmente aptas a operar a quinta geração da internet móvel, o 5G, conforme o Ministério das Comunicações.

Ele destacou que a sanção da lei complementar nº 206/2021, no final do ano passado, criou condições técnicas para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) simplificasse o processo de autorização de licenciamento para instalação das infraestruturas das novas antenas 5G.

“É uma legislação moderna, que significa mais tecnologia e avanços para toda a população natalense. Consideramos a iminente implantação do 5G uma verdadeira evolução tecnológica nas comunicações de Natal. E por falar em avanço, quero anunciar também que estamos trabalhando para implantar 67 pontos de Wi-Fi grátis nos quatro cantos da cidade, para atender especialmente aqueles locais que mais precisam”, anunciou Álvaro.

Para se entender a complexidade técnica, é preciso saber que na internet 4G, a utilizada atualmente no Brasil, uma torre manda o sinal para um bairro inteiro, enquanto na 5G serão necessárias dez vezes mais dispositivos para cobrir a mesma área. Isso resultará em uma internet com maior velocidade para baixar e enviar arquivos pelo celular e com mais qualidade, por exemplo, na transmissão de arquivos de imagem.

Alguns países já utilizam a tecnologia de conexão móvel 5G há pouco mais de três anos. No Brasil, a demora poderá ter fim em julho próximo, quando, pelas metas estabelecidas, todas as capitais do país deverão estar em condições de lançar a nova tecnologia. Em 2023, serão atendidas as cidades com mais de 500 mil habitantes e, na sequência, aquelas com mais de 100 mil. A previsão é que, em 2029, as operadoras de internet móvel estejam ofertando 5G em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Capitais em adaptações

Além de Natal, as cidades de Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES) já atualizaram suas legislações e estão em condições de ofertar a nova internet.

O restante das capitais está parcialmente adaptado ou ainda preparando a atualização da legislação municipal, que deverá ser modernizada e ajustada principalmente à Lei Geral das Antenas, pondo fim a alguns entraves técnicos. Isso porque é necessária a instalação de um número muito maior de antenas para assegurar um sinal com mais abrangência, rapidez e qualidade.

Com informações do Agora RN

Deixe um comentário