De acordo com o boletim, a operadora teve um aumento na receita operacional líquida, passando de R$ 30,5 milhões para R$ 36,4 milhões, bem como registrou diminuição de encargos, como os salários que passaram de R$ 2,09 milhões para R$ 1,9 milhões.
“O prejuízo que a reportagem cita é o valor amortizado. Ele leva em consideração os encargos dos 27 anos de pagamento anual de outorga, que é atualizada anualmente. Os índices macroeconômicos, como SELIC, vêm aumentando ao longo dos anos e isso reflete nos índices de reajuste”, diz a Inframerica em nota enviada à imprensa.
Boletins anteriores da Inframerica mostram que o prejuízo acumulado do aeroporto inaugurado em maio de 2014 vem crescendo ao longo dos anos. Até 2018, esse prejuízo já ultrapassava a casa dos R$ 676,3 milhões. No primeiro ano de operação, em 2014, esse prejuízo acumulado era de R$ 177 milhões. A Inframerica precisou fazer aportes financeiros ao longo dos anos, injetando R$ 294 milhões entre a assinatura do contrato e 2015. Somente em 2016 foram outros R$ 93,6 milhões.
Na seção “impactos da Covid-19”, o balanço indica que o aeroporto teve quase 2 milhões de passageiros em 2021, 22,1% inferior a 2019 e 53,8% maior que 2020. Quanto ao tráfego aéreo, foram 14.997 pousos e decolagens, 48,4% a mais que 2020, porém, ainda 16,7% menor que no ano anterior, especialmente por conta dos voos internacionais.
“A pandemia fez com que o movimento do Aeroporto de Natal regredisse uns anos, mas, mesmo com um fluxo abaixo, o terminal potiguar vem crescendo e o Rio Grande do Norte se destacando como um dos pontos turísticos mais procurados do Nordeste. Atualmente, devido a alta temporada, o terminal está com voos regulares, charters e extras diretos para 15 cidades brasileiras. Os voos diretos da TAP já foram retomados e as frequências ampliadas”, diz nota inclusa no boletim.
Ainda segundo a Inframerica, entre as justificativas para a devolução amigável é em relação ao tráfego de passageiros que foi negativamente impactado principalmente pela severa e longa crise econômica enfrentada pelo país, ocorrida justamente no período inicial da concessão e que impactou diretamente o turismo na região.
Deu no Tribuna do Norte