O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Natal realiza, desta segunda-feira (7) até o dia 31 desde mês, um mutirão para facilitar e viabilizar negociação de dívidas da população. A iniciativa ocorre por meio de parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Associação Brasileira de Procons (Procon Brasil).
As dívidas poderão ser negociadas de forma online e diretamente com as instituições, pela plataforma de mediação de conflito https://www.consumidor.gov.br, que conta com a participação de 160 instituições financeiras.
O mutirão promovido pelo Procon Natal é uma forma direta para negociação de débitos contraídos em nome de pessoa física que estiverem em atraso, em bancos ou financeiras. Importante salientar que o consumidor não poderá negociar no mutirão dívidas de bens e garantias, ou seja, financiamentos de veículos e imóveis.
Como fazer
Para realizar o processo de negociação online o consumidor deve registrar sua reclamação no site e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa. Durante esse prazo, o estabelecimento tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem de sua resposta final. Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a oportunidade de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como ‘Resolvida’ ou ‘Não Resolvida’, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
Após esse procedimento, a empresa deverá acompanhar diariamente as reclamações recebidas por meio do site e respondê-las em até 10 dias úteis. O tempo de resposta será contado a partir do registro da reclamação pelo consumidor. Durante este período, é possível que a empresa solicite informações complementares. Isso pode ocorrer nos casos em que algum dado relevante para o tratamento da reclamação não houver sido prestado.
Caso a reclamação não seja resolvida na plataforma consumidor.gov, o consumidor poderá recorrer diretamente ao atendimento presencial no Procon Natal, marcando previamente o agendamento.
Tribuna do Norte