“Mamãe falei”: A saga dos Traíras

Por Cleano Barreto
Hoje tive a curiosidade de saber o porque da adjectivação TRAÍRA para algumas ‘personas’.
O termo vem do tupi “traeira”, peixe. Do ponto de vista etimológico, traíra (do tupi) não tem relação com o verbo trair (do latim). No sentido figurado, porém, encontram correspondência, pois traíra é metáfora de traição. Injustiça com o peixe pois  nada tem com isso, é comum em águas doces no Brasil e tem carne saborosa.
Depois de constatar que o pobre peixe nada tem com traições e atos covardes, sórdidos, de pessoas prestigiadas, confiadas por outrem de boa fé, me indignei mais ainda.
Uma coisa me alenta: Os TRAÍDORES ESTÃO CAINDO, UM A UM…
Não posso deixar de correlacionar essas “quedas”, ao contexto político e pessoal do Presidente Jair Bolsonaro. Vou tentar colocar os fatos numa ordem cronológica.
Pré-eleições presidenciais de 2018. Disputando como franco atirador, o candidato pelo PSL, partido nanico, desconhecido, o então Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro. Segundo os ‘entendidos’ em política, um doido, sem nenhuma chance de eleição. NENHUMA!!
Mas como quem vence eleição não é a imprensa e sim o POVO que VOTA, elegeram ‘o doido’ como o Presidente do Brasil para o quadriénio 2019/2022.
Com a ‘explosão’ do nome Bolsonaro, inúmeros ‘amigos de oportunidade’ se aliaram a ele, jurando amor e fidelidade, pois o nome caminhava mesmo para a vitória… Eram literalmente, os RATOS em busca do queijo. E que queijo, hein???
Nomes inexpressivos no contexto político nacional apareceram e, com o capital eleitoral de Jair Bolsonaro, elegeram-se a importantes cargos: Senadores, Deputados Federais, Estaduais, Governadores… Até o Presidente do partido que deu legenda a Bolsonaro, o nanico PSL, achou que tinha méritos no resultado da campanha e também o traíu!! Todos, sem dúvida alguma, tiraram proveitos ‘no lombo’ de Bolsonaro. Isso é fato histórico!!
Imediatamente após as diplomações e respectivas posses, as máscaras começaram a cair pois achavam que tinham capital eleitoral e haviam eleito o Presidente do Brasil… E Jair Bolsonaro calado, observando a cena, ciente que  verdade era inversa.
O interessante é que TODOS os que tinham esse pensamento, trataram logo de abandonar o Presidente diante das primeiras adversidades impostas pela oposição. Cada um foi para seu lado.
O ex-governador do RJ, o ex-Juiz Wilson Witzel, foi um dos primeiros a pular fora e traír Bolsonaro. Bolsonaro foi o responsável maior por sua eleição.
Cassado, caiu feito uma Jaca podre, atolado em corrupção. Não se elegerá a NADA mais nesse país.
Depois veio o ‘Calcinha Apertada’, João Dória, um medíocre empresário, com histórico de corrupção nos cargos públicos que ocupou anteriormente, a ser eleito para governar o maior e mais rico Estado da Federação. Pouco tempo depois da posse, rompeu com Bolsonaro e, pior, tornou-se inimigo político, trabalhando 24 horas para derruba-lo, pois sempre almejou a cadeira do Palácio do Planalto.
Caiu em desgraça e descrédito, fez um dos piores governos da história de São Paulo e ao candidatar-se a Presidente para as eleiçõe de Outubro próximo, não conseguiu ainda passar de 1,5% das intenções de votos dos brasileiros. Dória sairá bilionário do governo Paulista com as bênçãos da China, encerrará sua carreira política muito mais medíocre e insignificante do que entrou.
Outros Governadores outrora aliados, ficaram covardemente em cima do muro, esperando a possível queda de Jair Bolsonaro, tipo Ronaldo Caiado, Ratinho Jr, dentre outros… Vamos ver como se postarão até o próximo pleito?? O Presidente está de olho.
Bolsonaro apoiou e elegeu uma porção de parlamentares e, quase todos viraram as costas para ele. Os casos mais absurdos foram dos Deputados do seu partido, PSL, Joyce Rasselman, Alexandre Frota, Kin Kataguri e o seu inexpressível MBL, dentre outros…
Detalhe interessante é que todos eles caíram nas próprias desgraças e terão dificuldade em suas reeleições.
Até o Senador Rodrigo Pacheco que não teve apoio direto de Bolsonaro, mas foi beneficiado por ele ao bradar em pronunciamentos públicos: “Votem no Pacheco ao invés de votar na Dilma-PT…” O Pacheco hoje é um adversário ferrenho, gratuito, do Presidente Bolsonaro. Travou pautas importantíssimas do Governo, prejudicando metas econômicas, administrativas e sociais do Governo, aceitou a postura ilícita do Presidente da CCJ, David Alcolumbre, que obstruiu por sete meses a seção para sabatinar o futuro Ministro do STF, André Mendoça, indicado pelo Presidente Jair Bolsonaro… Pacheco nomeou uma comissão para rever as Leis de Impeachment, pasmem, chefiada por Ricardo Lewandowisk, onde as proposições de mudança ‘cheiram’ a mais uma tentativa golpista de engessar o Chefe do Executivo e, se possível, derrubá-lo…
Contudo, o Pacheco esqueceu de dar seguimento a mais de 10 pedidos de impeachment de Ministros do STF que encontram-se parados no Senado.
Só que a SAGA dos Traíras também sentou no colo do “Pachequinho”, que teve que retirar sua pré-candidatura à Presidência da República por não ultrapassar 1% de intenções de voto…
A pior das traições à Bolsonaro partiu de um dos seus mais confiáveis auxiliares: SÉRGIO MORO. Esse sem dúvida doeu mais do que a facada desferida por Adélio Bisbo, à mando do PT. A SAGA para ele foi ainda pior…
Ao tomar posse no Governo Bolsonaro, Sérgio Moro já tinha seu caminho traçado. Em momento algum esteve à serviço do Governo Bolsonaro,  nem do Brasil. Trabalhava somente em benefício próprio. Saiu da maneira mais sórdida possível, pela porta dos fundos, após trair seu padrinho/criador. Hoje, aliado à cretinice maior da política brasileira, trabalha contra o Governo Bolsonaro, no qual fez parte, amargando rejeições altíssimas por ter sido um crápula, covarde, mentiroso e traidor!!!
Ontem mais um traídor caiu, o Deputado Estadual por SP, Arthur do Val, integrante do MBL, conhecido vulgarmente por “Mamãe Falei”…
Confesso que no primeiro momento me impressionei com aquele cara jovem, destemido, impondo outra forma de fazer política… Porém, bastou tomar posse que ele e seu asseclas do MBL, se achando ‘a bala que matou Kennedy’, pulou fora e começaram a fazer oposição ao Governo Bolsonaro. Oposição irresponsável, despropositada, inútil… PASMEM, o Mamãe Falei era candidato ao Governo de São Paulo!!!!!!
A máscara caíu, repito, e deu no que deu… Foi flagrado através de áudios enviados a coleguinhas de balada do MBL, onde numa viagem suspeita à Ucrânia, desdenha, deprecia e ultraja sexualmente as mulheres ucranianas, vítimas fragilizadas por uma guerra inócua, absurda provocada pela Russia. A postura do Arthur do Val foi de um canalha!!
Resultado da SAGA: Na melhor das hipóteses, pode até ser socorrido pela escória da ALSP e não perder seu mandato, mas acabou com sua carreira política.
Já me alonguei demais, mesmo sabendo que deixei de relatar inúmeros TRAÍRAS do Presidente Jair Bolsonaro e que esses fatos só fortaleceram seu nome e sua trajetória política, encerro com uma perguntinha básica: QUEM SERÁ O PRÓXIMO?????????
Cleano Barreto é administrador de empresas e empresário

17 comentários em ““Mamãe falei”: A saga dos Traíras”

  1. A especialidade do peixe traíra é agir de bando. Antigamente a gente chamava os canários que agiam dessa forma de canário buga. Mas sempre o bom canário sempre voava sozinho. Era destemido como é o caso do nosso presidente. Creio que haverá muitos outros bugas, tentando derrubar o presidente. Mas a população há de saber a diferença.

  2. Muito bom Cleano. Outros Traíras virão nessa próxima eleição, assim que esteja explícito e incontestável o favoritismo do Presidente.

  3. Pois ê Cleano, a Lei da Semeadura é imutável, rapidamente apareceu um outro traira do grupinho para vazar os áudios e deixar o “mamãe caguei” ainda mais popular que o “falei”.

    1. Pois ê Cleano, a Lei da Semeadura é imutável, rapidamente apareceu um outro traira do grupinho para vazar os áudios e deixar o “mamãe falei ” ainda mais popular.

  4. Sérgio Abrahamian Asfora

    Muito bom Cleano,
    bastante esclarecedor tudo narrado por você, aqui em poucas e bem resumidas palavras os fatos mas importante da nossa chocante política brasileira. Repletas de trairas e corruptos políticos do Brasil!!
    Forte abraço Sérgio

    1. Cláudio Carvalho

      Parabéns Cleano,,o codinome ideal para esses traidores seria o de piranhas nos mais abrangentes empregos e colocações atribuidas.

    1. Guilherme Antonio de Medeiros Couto

      parabéns amigo
      Trairas teremos muitos na nossa simples trajetória de vida Imagine O Presidente república de um Brasil descendente de Ladrões Portugueses!

  5. Amigo Cleano a sua contextualização nos leva a crer que as pessoas hoje em dia não se preocupam com as consequências dos seus atos e palavras…..

  6. Júlio César Alves de Sousa

    A lei do retorno não falha, ademais, é preciso saber observar esses que aparecem do nada, como “opção política”, pois sempre há algo ou alguém por trás com más intenções.
    Parabéns pelo texto, meu irmão Cleano.

  7. Belíssima retrospectiva dia “TRAÍRAS” do nosso presidente !!!!!
    Para que ninguém esqueça !!!!!
    Parabéns amigo maravilhosa matéria ???
    TAMÔ JUNTOS ??????

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades