Os agentes da Defesa Civil de Parnamirim atuaram, na manhã desta sexta-feira (18), como condutores de uma equipe de acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em trechos de leitos de rios que cortam a cidade trampolim da vitória. O objetivo do trabalho foi a orientação dos visitantes nas trilhas para ter acesso aos locais que precisavam ser visitados.
As informações foram coletadas para a composição de um Trabalho de Conclusão de Curso da discente em Geologia pela UFRN, Ana Raquel, orientada pelo professor Ricardo Amaral. De acordo com a dupla, o mapeamento de ambientes propícios para a realização de aulas de campo – ao ar livre e priorizando os leitos de rios – podem revelar aptidões em estudantes da rede pública. “Numa aula realizada embaixo de uma árvore, por exemplo, podem surgir interesses em diversas áreas, já que muitos estudantes nunca tiveram essa experiência antes. Desse tipo de iniciativa podem surgir tranquilamente novos biólogos, botânicos e cientistas”, disse o professor.
O coordenador George Cunha disse que essa é mais uma função da Defesa Civil: promover a aproximação da academia com a comunidade, já que as informações coletadas poderão ser usadas no plano de contingência do município, servindo, dessa forma, para o bem comum. “As informações serão compartilhadas e nos servirão para compor um importante documento [falando sobre o plano de contingência] para toda a sociedade nos casos de desastres e de calamidade pública”, disse.
Os locais visitados incluíram o encontro dos rios Cajupiranga e Taborda, outro trecho do Rio Taborda, bem próximo à margem da BR-101, Rio de Passagem de Areia e Rio Pitimbu.