A taxa de transmissão da Covid-19 voltou a cair no Brasil, segundo monitoramento realizado pela plataforma Info Tracker da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Essa é a primeira queda do índice em um mês e meio. Atualmente, o índice de transmissão de Covid-19 está em 2,02 no país. E, vinha sendo observada uma elevação nesses números desde novembro e dezembro de 2021.
O aumento crescente se deve, principalmente, à disseminação da variante Ômicron e sua alta capacidade de infecção. A queda na taxa de transmissão ocorre em um momento bem próximo ao pico da taxa de contaminação, em 5 de fevereiro, quando o índice chegou a 2,10.
Um referencial é o mês de março de 2021, no auge da pandemia, quando o número era de 1,29. As duas instituições de ensino tem ainda uma boa perspectiva sobre este cenário, que é uma tendência de queda na transmissão, o que será observado nas próximas semanas.
Segundo Wallace Casaca, coordenador da plataforma, baseado na projeção semanal, a taxa continuará se mantendo em declínio, colocando enfim um teto na velocidade de transmissão da Ômicron.