Toyota acredita que carros a hidrogênio podem “matar” o mercado de gasolina

Multinacional Toyota acredita que carros a hidrogênio podem “matar” o mercado de gasolina

 

A Multinacional Toyota afirmou novamente que os carros a hidrogênio podem extinguir o mercado de gasolina, tendo em vista que, além de mais sustentáveis, geram diversas vantagens aos condutores.

Mesmo que o hidrogênio seja uma fonte que pode ser proveniente de fontes renováveis, não significa que se trata de uma solução totalmente renovável, como acontece com o Mirai, carro à célula de combustível que a multinacional Toyota começou a vender em Portugal este ano.

Todavia, a montadora japonesa, que vem buscando explorar diversos caminhos em termos de soluções de mobilidade, como o uso de carros a hidrogênio, acredita que se pode reduzir muito as emissões de gases poluentes se, no lugar da gasolina, os consumidores começarem a utilizar motores a combustão com hidrogênio.

A tecnologia de um motor de combustão que não utiliza gasolina e sim hidrogênio ainda está na fase de evolução e testes. Apesar de não ser uma novidade, a BMW, por exemplo, desenvolveu o Hydrogen 7 entre 2005 e 2007, assente nos mesmos princípios.

Entretanto, o Toyota Corolla Sport, com esse tipo de mecânica, já está entrando em alguns eventos de automobilismo no país de origem da marca, com emissões de poluentes praticamente nulas Este mês, também, a multinacional apresentou o GR Yaris com motor de combustão a hidrogênio.

Os experimentais GR Yaris e Corolla Sport utilizam o mesmo motor G16E-GTS, 1.6 litros de 3 cilindros em linha, que se encontra instalado no GR Yaris, mas com sistemas de alimentação e de injeção de combustível adaptados para utilizar hidrogênio no lugar da gasolina.

 

Vantagens dos carros a hidrogênio em relação aos movidos a gasolina

Segundo a multinacional Toyota, que fez o Fórum Kenshiki em Bruxelas no início deste mês, com o intuito de apresentar as novidades do grupo (como a Lexus), o hidrogênio entra em combustão de forma mais rápida do que a gasolina, o que resulta em uma resposta melhor do motor, ao mesmo tempo, em um bom desempenho ambiental, sem descartar as sensações acústicas que são uma característica única dos motores a combustão interna.

Entre as vantagens, está a oportunidade de levar uma tecnologia que permite uma redução enorme de emissões de carbono em áreas onde se prevê uma instalação tardia de energias renováveis. Os carros a hidrogênio, além do abastecimento rápido, possuem uma tecnologia requerida muito mais econômica em comparação com a gasolina.

 

Toyota dará fim aos carros a combustão até 2035

Por outro lado, a aposta representa um desafio na distribuição de hidrogênio, além de levar em consideração que a produção desta energia não é livre de emissões, dependendo de como é realizada a eletrólise.

No que diz respeito ao futuro nos países europeus, a multinacional Toyota garante que dará fim à fabricação de veículos com motores a combustão interna até 2035, seja qual for a energia utilizada. Para isto, planeja começar a vender apenas carros elétricos, por células de combustível ou por carregamento externo, cujos módulos de segunda geração, mais leves e compactos, começarão a ser produzidos em Bruxelas.

 

Deu no CGP

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