“Natal em Natal do Recomeço” traz programação com artistas locais

A Prefeitura do Natal decidiu apostar na programação do Natal em Natal com artistas locais em 2021. O evento consiste no maior projeto cultural da cidade e é fomentador de emprego e renda na capital potiguar. O início da programação do “Natal do Recomeço”, tema de 2021, foi no dia 19 de novembro, com o acendimento da Árvore de Mirassol, e seguirá até o dia 6 de janeiro.

“É um momento para retomada das atividades econômicas. A nossa economia criativa não podia ficar parada. Estamos retomando todas essas atividades de forma ordenada e responsável, como sempre fizemos aqui na cidade, cumprindo todos os protocolos para garantir a segurança todos”, disse o prefeito Álvaro Dias.

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult), coordenadora do evento, lançou editais que se transformaram em projetos culturais, que vão desde exposições a festivais. Estes projetos seguem reunindo milhares de potiguares e turistas, movimentando a economia criativa. A Árvore de Mirassol transformou a praça localizada no bairro da Zona Sul da capital potiguar em uma grande quermesse a céu aberto.

Atrações musicais, gastronomia, área de lazer infantil, casinha do Papai Noel para fotos e artesanato dão o tom ao evento. “Esse é um momento muito emblemático. Depois de tantas incertezas, angústias e agruras, o segmento cultural renasce forte e pujante com o início do Natal em Natal. Os tempos dolorosos já são parte do passado. Vamos agora devolver aos natalenses a oportunidade de vivenciar e celebrar uma nova era. O recomeço dos grandes eventos culturais em nossa cidade é motivo de muita alegria e satisfação”, destacou Álvaro Dias.

Neste ano, o Natal em Natal tem o reforço da loja de artesanato Natal Original, após hiato de um ano por causa da pandemia da Covid-19. A loja que fica no entorno da Árvore de Mirassol impulsiona o artesanato potiguar com foco na busca de melhoria integral do segmento e aquecimento do turismo mediante exposições de arte e cultura.

O Espaço Cultural Marilene Dantas também recebe a Feira de Gastronomia e Arte de Mirassol durante o período do Natal em Natal. Catorze operadores gastronômicos e 10 Food Trucks foram credenciados para compor a programação da Feira e comercializar seus produtos alimentícios. O objetivo é dotar a cidade de feiras de gastronomia para comercialização de produtos alimentícios de qualidade.

Iluminação natalina

As decorações e iluminação especial já viraram os queridinhos da população e, todas as noites, centenas de pessoas passam pelos equipamentos para tirar fotos e aproveitar os espaços. O mais tradicional símbolo das festividades do Natal em Natal, a Árvore de Mirassol deste ano possui 120 metros de altura, é uma das maiores e mais bonitas do Brasil.

O “Natal do Recomeço” está proporcionando uma grande movimentação na Praça da Árvore, que recebeu nova iluminação de LED. As empresas vencedoras da licitação foram a Potiguar Locações e Serviços Eireli e a Ecoluz Iluminações LTDA EPP. No total dos dois contratos, o Município investiu R$ 3.981.155,10 na decoração. Devido aos descontos concedidos pelas empresas, o Município economizou mais de 40% em cada contrato de decoração.

Além da estrutura em torno da Árvore de Mirassol com a casinha do Papai Noel e o túnel estático, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) também instalou três árvores na Zona Norte: as Árvores do Panatis, Parque dos Coqueiros e do Ginásio Nélio Dias. Instalou ainda mini-árvores de Natal na Via Costeira, bem como a decoração no Centro Histórico de Natal, Palácio Felipe Camarão e os três Reis Magos situados na Zona Norte e Zona Sul.

Réveillon

Após consulta ao Comitê Científico Municipal, a Prefeitura decidiu realizar a tradicional queima de fogos no Réveillon. Assim, ficam mantidos os shows pirotécnicos para a ponte Newton Navarro e para a praia de Ponta Negra. Continuam cancelados os shows musicais que estavam previstos. A Prefeitura considerou o caráter econômico, já que a queima de fogos contribui para a movimentação turística, estimulando por sua vez a geração de emprego e renda. O mesmo acontece com a realização dos shows privados, também liberados, mediante a adoção das medidas de segurança sanitária.

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades