Mais de 1.000(mil) cirurgias eletivas deixaram de ser executadas pelos SUS.
Detalhe: O Governo Federal está RIGOROSAMENTE EM DIA com os repasses das verbas da saúde para o Estado do Rio Grande do Norte que, consequentemente, deveria também estar em dia com os repasses aos municípios!!!
Com sucessivos atrasos, os municípios não tem dinheiro para o custeio da saúde, nem para pagar as cooperativas médicas que, por sua vez, se recusam a realizar os procedimentos médicos sem que as dívidas atrasadas sejam quitadas.
O montante atrasado de verbas da saúde pelo Governo do RN aos municípios, ultrapassa os R$ 100 milhões.
O Hospital do Câncer de Mossoró fez uma paralisação de advertência nos atendimentos, no mês passado, devido os constantes atrasos de pagamentos do Governo do RN. Houve um acordo e mantiveram os atendimentos.
Perguntinhas:
1) Onde foram parar as verbas da saúde, enviadas mensalmente pelo Governo Federal para serem repassadas aos municípios???
2) É legal o Governo do RN receber as verbas Federais para custeio da saúde e não as repassar aos gestores executivos do SUS: Os municípios???
Não há penalidades???
No meio desse mar de incompetência e má fé, está a população carente que precisa do SUS para procedimentos diversos, cirurgias, internações, inclusive para tratamento de doenças crônicas complexas, letais, como o lúpus, câncer…
Resposta do Governo do RN: “Reconhecemos os atrasos dos repasses aos municípios, não há prazo para quitação dos mesmos.
Já iniciamos conversações com as cooperativas médicas e hospitais, sobre as dívidas em atraso…”
Ou seja, o Governo do RN vai enchendo linguiça e empurrando com a barriga, a população que se lasque!!!!!
Cleano Barreto é administrador de empresas e empresário