Na próxima segunda-feira, 25, a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, em parceria com o Ministério das Comunicações – MCOM, realiza, em Caicó, um evento de entregas de obras que totalizam mais de 51 milhões de reais de investimentos em 93 municípios potiguares.
A nova gestão da Funasa no Rio Grande do Norte colhe os frutos por ter aumentado em 167% o número de parcelas pagas de convênios, se tornando a 2ª melhor execução orçamentária, entre as 26 superintendências do órgão no país.
No evento desta segunda – que já tem a presença confirmada de 72 prefeitos, 5 deputados federais, além do Ministro das Comunicações Fábio Faria – a Funasa do Rio Grande do Norte vai entregar o Certificado de Conclusão de 6 obras de saneamento básico e acesso à água, no valor de 18,2 milhões de reais, para os municípios de São João do Sabugi, São Rafael, Tenente Laurentino Cruz e Upanema. Além disso, assinará Ordens de Serviço para perfuração e/ou instalação de 361 poços artesianos em favor de 79 municípios, totalizando 13 milhões de reais em investimento, conquistados pelo ministro Fábio Faria e pelos deputados federais João Maia, General Girão e Carla Dickson.
Na oportunidade haverá a assinatura de Termo Aditivo, no qual o Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Seridó, vai ingressar como participante do Convênio em que a Funasa repassará 19,8 milhões de reais para a construção de aterros sanitários nas regiões do Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte, beneficiando 69 municípios e mais de 620 mil cidadãos potiguares. Por fim, serão assinados Acordos de Cooperação Técnica com 12 municípios, prevendo a instalação de 17 unidades da Salta – Z (Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água), tecnologia criada pela FUNASA para a purificação de água, com investimento previsto de 425 mil reais.
O evento é realizado em parceria com o Ministério das Comunicações e a Polícia Rodoviária Federal, que também farão entregas à população.
Segundo o Deputado Federal João Maia “A Funasa do Rio Grande do Norte se tornou um exemplo de eficiência para todo o Brasil. Ali não há só promessas, há entregas efetivas”.
Já para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que também estará presente no evento, “A FUNASA é um órgão estratégico, principalmente no Nordeste. Constrói poços artesianos e adutoras, casas e sistemas de esgotamento sanitário em municípios com menos de 50 mil habitantes. A FUNASA atende a 159 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, com investimentos já empenhados de cerca de 140 milhões de reais. É o Governo Federal investindo pesado em favor da melhoria de qualidade de vida da população. Colaborar com um órgão que tem essa missão tão nobre e que tem ajudado tanto o povo potiguar para mim é uma alegria”.