Três tartarugas-verdes foram encontradas mortas na manhã desta segunda-feira (4) na Praia de Búzios, em Nísia Floresta, no litoral Sul do RN. O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da UERN, foi acionado pela comunidade e por banhistas.
Uma equipe formada por biólogos e veterinários que foi até o local encontrou o primeiro animal, de 84,5 cm de comprimento, em avançado estado de decomposição. No segundo, de 52 cm, foram identificados 4 tumores causados por uma doença comum em tartarugas da espécie, chamados fibropapilomas.
A terceira tartaruga tinha 97 cm de comprimento e foi encontrada com marcas de interação antrópica – ações realizadas pelo homem, como uso de redes de pesca ou objetos cortantes. Além disso, o animal possuía a nadadeira anterior direita amputada e totalmente cicatrizada. O estômago e intestino do animal estavam repletos de alimento indicando que se tratava de um adulto saudável.
De acordo com o Projeto Cetáceos, a tartaruga-verde possui distribuição em mares tropicais e subtropicais, próximo à costa continental e em torno de ilhas, considerada rara em águas temperadas, sendo uma espécie que apresenta hábitos mais costeiros, utilizando até estuários de rios e lagos.
Nos primeiros anos de vida, a espécie habita águas pelágicas e apresenta dieta onívora, com tendência carnívora. Na fase juvenil pós-pelágica e na fase adulta, habita áreas neríticas associadas a bancos de fanerógamas submersas e algas e tornam-se herbívoras, ingerindo macroalgas e fanerógamas.
O telefone para resgate de animais marinhos, vivos e mortos, encontrados encalhados em Areia Branca ou no litoral Setentrional/Norte do RN é (84) 98843-4621. Já para os animais encontrados em Natal ou no litoral Oriental/Sul, o número é o (84) 99943-0058.